Qual será sua escolha?
Qual será sua escolha?

Qual será sua escolha?

O PARAÍSO vindouro sob o Reino de Deus é a espécie de novas de que a humanidade necessita. E Jesus profetizou que falar às pessoas, em toda a terra, sobre “estas boas novas do reino” seria uma modalidade do período pouco ‘antes de vir o fim’. (Mateus 24:14) Atualmente, milhões de Testemunhas de Jeová fazem exatamente isto. Compartilham estas boas novas com outros milhões que estão acatando-as, por estudarem a Bíblia e associar-se com elas.

Este amplo trabalho educativo global que ajunta pessoas de todas as nações foi predito na Bíblia. A profecia de Isaías disse a respeito destes últimos dias: ‘A adoração de Jeová tornar-se-á firmemente estabelecida, e a ela afluirão pessoas de todas as nações. E Jeová as instruirá sobre Seus caminhos, e elas andarão nas Suas veredas.’ — Isaías 2:2-4; veja também Isaías 60:22; Zacarias 8:20-23.

O anúncio do Reino em todo o mundo resulta na nítida separação das pessoas. Jesus, em linguagem ilustrativa, predisse para os nossos dias: “Diante dele serão ajuntadas todas as nações, e ele separará uns dos outros assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.” Diz-se que aqueles que cooperam com os propósitos do Criador são semelhantes a ovelhas. Os que permanecem independentes são mencionados como semelhantes a cabritos. Quanto aos destinos deles, Jesus disse que as “ovelhas” colheriam “a vida eterna”, mas os “cabritos” o “decepamento eterno”. — Mateus 25:32-46.

Não ‘Trocar a Verdade Por Uma Mentira’

Harmonizar nossa vida com os propósitos de Deus é vital para nosso futuro, uma vez que com Ele está “a fonte da vida”. (Salmo 36:9) Assim, não nos devemos deixar enlaçar por filosofias opostas à realidade. Romanos 1:25 menciona “os que trocaram a verdade de Deus pela mentira, e veneraram e prestaram serviço sagrado antes à criação do que Àquele que criou”. Como vimos, a teoria da evolução é oposta à realidade, sim, é efetivamente uma “mentira”. Trocar os fatos sobre o Deus da Criação por tal “mentira” é, segundo Romanos 1:20, ‘inescusável’, em vista da evidência.

Não fique surpreso de a teoria da evolução gozar de tão ampla divulgação nos tempos modernos, apesar da evidência contrária. A real mensagem desta crença é que Deus não existe, que ele é desnecessário. Onde poderia originar-se tão monumental mentira? Jesus identificou a fonte, ao dizer: “O Diabo . . . é mentiroso e o pai da mentira.” — João 8:44.

Precisamos encarar o fato de que a teoria da evolução serve ao propósito de Satanás. Ele deseja que as pessoas imitem o proceder dele, e o de Adão e Eva, ao rebelarem-se contra Deus. Isto se dá especialmente agora, uma vez que o Diabo dispõe apenas de “curto período de tempo”. (Revelação 12:9-12) Assim, crer na evolução significaria promover os interesses dele e ficar cego diante dos maravilhosos propósitos do Criador. Como, então, deveríamos sentir-nos sobre isto? Sentimo-nos indignados com os que tentam lesar-nos de nosso dinheiro, ou mesmo de alguns bens materiais. Deveríamos sentir mais forte indignação diante da doutrina da evolução e de seu originador, uma vez que a intenção é privar-nos da vida eterna. — 1 Pedro 5:8.

‘Todos Terão de Saber’

Em breve, todos saberão que existe realmente um Criador. Ele declara: “Hei de santificar meu grande nome que tem sido profanado entre as nações, . . . e as nações terão de saber que eu sou Jeová.” (Ezequiel 36:23) Sim, todos terão de saber que “Jeová é Deus. Foi ele quem nos fez, e não nós a nós mesmos”. — Salmo 100:3.

As nações virão a saber que Jeová é o Deus da Criação quando ele as confrontar em breve. Isso se dará quando ele puser termo à miserável experiência humana de tentar ser independente de Deus. Nessa oportunidade, dar-se-á o seguinte: “Por causa da sua indignação tremerá a terra, e nação alguma poderá suportar a sua verberação.” “Os deuses que não fizeram os próprios céus e a terra são os que perecerão da terra e de debaixo destes céus.” — Jeremias 10:10, 11; veja também Revelação 19:11-21.

Assim, no vindouro Paraíso, as nações, seus sistemas educacionais e seus veículos informativos, não mais existirão. De formas que não haverá nenhum ensino da evolução nesse tempo. Antes, como mostra Isaías 11:9, “a terra há de encher-se do conhecimento de Jeová assim como as águas cobrem o próprio mar”. Todos serão educados para conhecer intimamente o Criador. Ficarão admirados diante do modo como Ele executou seus propósitos no passado. Verão Suas obras futuras no Paraíso e se emocionarão com elas. E, dentre aquelas obras assombrosas estará a ressurreição. Esta demonstrará de forma conclusiva que Deus criou os humanos. Por quê? Porque a habilidade dele de recriar bilhões de mortos certamente provará que Ele pôde criar o primeiro casal humano.

Fazer Uma Escolha

Não, o futuro não será determinado por algum processo evolucionário ocasional. O futuro já foi determinado pelo Criador. São os Seus propósitos que serão realizados, e não os de qualquer humano ou Diabo. (Isaías 46:9-11) Em vista disto, são as seguintes as perguntas que cada um de nós precisa responder: Qual é a minha posição? Desejo viver para sempre num Paraíso justo? Se desejo, estou cumprindo os requisitos de Deus para a sobrevivência?

Caso queiramos viver para sempre no Paraíso, então a Bíblia mostra que temos de seguir o exemplo dos que respeitam o Criador, os propósitos e as leis Dele. Ela nos aconselha: “Vigia o inculpe e mantém a vista no homem reto, porque o futuro deste homem será pacífico. Mas os próprios transgressores serão aniquilados juntos; o futuro de gente iníqua será deveras decepado.” — Salmo 37:37, 38.

Deus nos concedeu a liberdade de escolha, se queremos ou não servir a Ele. E, ao passo que não obrigará os humanos a ser obedientes, tampouco permitirá Ele o prosseguimento indefinido da iniqüidade, do sofrimento e da injustiça. Nem permitirá que continue vivendo alguém que perturbaria a paz e a felicidade em seu vindouro Paraíso. É por isso que Ele agora convida as pessoas a utilizar seu livre-arbítrio para servi-lo. Os que o fizerem verão o fim deste mundo insatisfatório e, então, terão a imensa alegria de ajudar a transformar a Terra num paraíso. — Salmo 37:34.

Na verdade, muitos não desejam enquadrar-se nos requisitos de Jeová. A responsabilidade é deles, e a sua perda é grande. (Ezequiel 33:9) Mas, será que deseja ‘apegar-se à verdadeira vida’ vindoura? (1 Timóteo 6:19) Se deseja, Jesus mostrou o que fazer, quando disse em oração a Deus: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” — João 17:3.

Assim, o proceder sábio e urgente a seguir, enquanto ainda há tempo, é aprender qual é a vontade do Criador e tentar sinceramente cumpri-la. Insta-nos a sua Palavra inspirada: “Antes que venha sobre vós o dia da ira de Jeová, procurai a Jeová, todos os mansos da terra, que tendes praticado a Sua própria decisão judicial. Procurai a justiça, procurai a mansidão. Provavelmente sereis escondidos no dia da ira de Jeová.” — Sofonias 2:2, 3.

Fazemos votos de que se prove uma pessoa mansa assim, submetendo-se humildemente à vontade de Deus. Se o fizer, o que se segue? “O mundo está passando”, diz a Bíblia, “mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. (1 João 2:17) Que gloriosa perspectiva — viver para sempre numa Terra paradísica — se fizer a escolha certa!

Obrigado por acompanhar esta matéria! Espero que sirva de ajuda e que meditem muito a respeito. Deus existe sim e Ele é o Grande Criador de tudo!